sábado, 18 de agosto de 2012

hipocrisia?

Educação é uma coisa extremamente particular, e ela nos torna quem somos de varias formas. Desde como tratamos as pessoas e como pensamos o mundo. Pensando que toda criança é uma esponja do mundo em sua volta, todo pai e mãe é um grande centro de educação. Será?
Hoje observo que se colocarmos numa balança a quantidade de tempo que as crianças ficam com seus pais e a quantidade que sofrem a influência de outras fontes poderemos perceber a pouca quantidade de tempo de influência dos pais no dia-a-dia da criança. Mas então como essas crianças conseguem ser copias comportamentais de seus pais? Minha ideia é que esse tipo de exemplo é o mais importante, então tudo que os pais fazem será a escolha da criança sempre, mesmo que ela tenha outro exemplo mais frequente, este será ignorado.
Na minha época eu tive tanto a frequência quanto a importância da influência de meus pais. desta forma me tornei uma adulta excessivamente honesta e com pouquissimo filtro. de que forma? Digo o que vejo sem pensar. Mas quem diz o que vê? A realidade é que eu falo, para os que confio, e tambem para as pessoas que não ligo de não gostarem do que eu digo, tudo que penso na hora que penso. Isso ja me trouxe muitos problemas tanto em relacionamentos existente quanto em possibilidades de existir um relacionamento. Pessoas muito sensiveis, ou que buscam no outro algum tipo de aprovação, acabam se incomodando bastante com esse meu jeito, que, para os que ja tem costume, sabem que não tem nenhum tipo de julgamento. Eu não julgo porque pra mim qualquer pessoa pode escolher o quer fazer, pensar ou acreditar, contanto que não me peça para concordar com ela. Eu criticar alguem ou alguma coisa é simplesmente minha opinião, e esta só deve ter valor para mim e para quem quiser fazer uso dela. 
Sou vitima de meus proprios problemas é claro porque existem aquelas pessoas na minha vida que a opinião é de extrema importância e quando são criticas me deixam triste, magoada e chateada. Quando acredito aquele opinião ser equivocada fico muito irritada, magoada e desapontada. Mas que hipocrisia a minha de esperar que o outro simplesmente ouça minha opinião brusca e crua sem se abalar por ela e quando alguem que amo faz o mesmo comigo eu engulo a seco. Acho que no final das contas não saberei se é hipocrisia, ou simplesmente porque acredito que, apesar de ser duro ouvir certas coisas, prefiro saber o que a pessoa realmente sente cruamente do que depois do filtro. No filtro podem ficar pedaços muito importantes daquela opinião que seriam a parte que eu dei mais enfase ao ouvi-la, e que ao passar pelo filtro, não mais as ouvi.
Hipocrita na verdade é aquele que em tempo real fala e faz coisas oposta, mas eu falo e faço coisas diferentes, não necessariamente opostas. talvez no passado possa ter tido uma atitude diferente, mas só recentemente defendi o falar a verdade de forma crua. Sempre defendi a verdade, a foram certa de falar as coisas e principalmente a hora certa. hoje acredito somente na hora certa, porque a forma de falar algo, se não for na hora certa, só modificará o que foi dito, e pode tirar a essência do discurso, e as vezes o entendimento não acontecer. Claro que esse tópico já é outro, o falar não necessariamente resulta no ouvir, menos ainda no entendimento do dito.
Como a maioria dos meus posts, esse é mais um sem finalização, mais um pensamento solto que não tem conclusão. dizem que mente aberta é oficina do diabo, pois bem, eu digo que mente aberta é oficina do saber.

Nenhum comentário: