terça-feira, 21 de julho de 2009

DIA DO AMIGO


O que você chama de amizade?

Muitos diriam aquela pessoa que esta do meu lado quando eu preciso, aquele que me da a mão, quem me acompanha em minha jornada. Será que ser amigo é realmente isso? Se alguém se preocupa com você, tem um carinho e um amor enorme por você, essa pessoa é seu amigo? Mesmo quando eu te disser que essa mesma pessoa não esta do seu lado, não te da a mão, não te acompanha na sua jornada? Quem são seus amigos?

Nesse dia do amigo eu quero saber quem são meus amigos e o que EU chamo de amizade. Por muitas vezes esperei algo de alguém e me frustrei com essa expectativa. Agora eu me pergunto, será que essa pessoa era minha amiga? então penso quando eu estou completamente envolvida em mim mesma, se tenho espaço para pensar no outro. Penso em quando eu estava sofrendo por dentro, sozinha, se eu pensava na dor do outro. Quando eu estava tão feliz que não enxergava nem se o outro estava feliz também.

No final acabei me deparando com a mesma problemática de sempre. Eu não sou igual a ninguém. Hoje quando algum dos meus amigos estão com alguma dificuldade tento ajuda-lo da melhor forma para ele, sem que isso machuque meus próprios ideais. Quem mais faz isso? Não importa realmente porque eu decidi que essa é a melhor forma de ajudar quem eu amo, até porque eu não consigo ficar inerte à dor dos que me amam e dos que eu sinto próximos de mim( independente de distancia). Percebi que me deixa satisfeita entender o ponto de vista de cada um e tentar ajudar alguém é fazê-lo diante do ponto de vista dessa pessoa. De que adianta eu ajudar você a decorar seu apartamento se eu vou decora-lo a meu gosto, te dar carona no meu horário e aconselha-lo a agir como eu acho que eu agiria?

Hoje entendo que apesar de alguns amigos não suprirem minha expectativas, muitas vezes eles estão alem do limite deles, fazendo o que tira eles do próprio conforto para me ajudar. Penso que amizade é isso, você sair da sua posição de conforto, quando necessário, para ajudar alguém que você ama, mesmo que você não entenda muito bem. Amizade pra mim é demonstrar carinho da forma que você quiser, puder, achar que deve. Amar do seu jeito, até porque, eu quero que você me deixe te amar do meu jeito, é o máximo que posso te oferecer. Não sofro mais quando alguém me diz que eu não me esforço o suficiente, não me magoo quando algum amigo diz que eu devia fazer alguma coisa de outra forma. Sei quem eu sou e sei meus limites, só ultrapasso meus limites quando acho extremamente necessário e somente por amor. entendo que nem todo mundo deve ver amizade como eu vejo e tenho paz de espírito quanto às minhas expectativas. Espero o que acho que posso receber, se vier menos, infelizmente não consegui controlar minha reação de dar menos. Quem sabe no futuro eu aprenda a doar independente do receber. Já aprendi a doar somente quando tenho, esse será meu próximo passo.

Nenhum comentário: